Snowboard – Esportes Radicais para o frio
O Snowboard ou Snowboarding é um esporte que, tal como o skate e o surf, consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este porém se faz na superfície nevosa das encostas de montanhas - como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, ela devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima. Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem o uso de halfpipes compridas em declive (estruturas côncavas em formato de meio cilindro) e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.Sobre Snowboard
- roupas especiais;
- óculos apropriados - usar óculos de boas lentes é recomendado para estâncias de muita luz solar;
- fixações para os pés.
Ao caso de alugar ou comprar um capacete deve-se sempre certificar-se de que:
- esteja sempre intacto;
- tenha uma proteção para as orelhas;
- uso de fivelas ajustáveis.
- idealmente são roupas coloridas e distantes do branco ou preto para em caso de avalanche ou outros problemas o grupo de resgate conseguir visualizar a vítima à distância;
- devem ser quentes e confortáveis para combaterem o rigor do frio e da neve;
- devem ser leves;
- porém não devem ser muito grossas pois assim elas inibem a mobilidade do praticante.
Começando
Primeiramente deve-se decidir o pé dianteiro que é colocado na prancha. Pessoas que põem o pé direito na frente são chamadas de goofy (patetas em inglês) e as que põem o esquerdo são chamadas de regulars (normais em inglês). As pessoas que praticam skate ou surfam, tendem a aprender mais rápido porque a técnica de jogar o peso pra frente e para trás desses esportes é a mesma. As duas coisas que sempre devem ser lembradas são: manter-se nas pontas dos pés ou nos calcanhares e não deixar a prancha ficar completamente encostada no chão. A razão é simples pois quando fica totalmente encostada no chão ela perde a estabilidade e a pessoa cai. Para frear deve-se pôr o peso do corpo nos calcanhares, procedimento que faz a prancha parar. Cuidado para não exagerar no peso pois senão a prancha desliza e a pessoa também cai. No início é bastante difícil acertar a quantidade de peso que se deve colocar, o que com a prática se arranja o jeito.Classificação de pistas
Geralmente na maiorias das estações de esqui e snowboard há quatro classificações para as pistas:- Verde (para aprendizagem)
- Azul (para iniciantes)
- Vermelho (para intermediários)
- Preta (para experts)
- Laranja ( muito rara e com perigo de morte)
Modalidades
- Superpipe
- Slopestyle
- Big Air
- Snowboard cross
- Slalom gigante
- Slalom gigante paralelo
Manobras comuns do Snowboard
Air-to-fakie: consiste em um salto simples que o praticante dá no halfpipe, entrando de frente para a parede e voltando com a parte traseira da prancha (backside).Alley-oop: é qualquer manobra de rotação maior que 180 graus.
Blindside: é um giro realizado pela parte traseira da prancha.
Boned: quando se está no ar segura-se a prancha e esticam-se as pernas para trás.
Cab: o praticante está de backside, gira 360 graus e aterrissa de frente.
Carve: consiste em fincar o lado traseiro ou dianteiro da prancha no chão, enquanto deslizando para reduzir o atrito e descer mais rápido.
Flip: salto mortal.
Spins: são as voltas que o praticante dá com a prancha.
Rodeo: é o popular parafuso, mistura do spin com o flip.
Fakie: deslizar com o pé traseiro na frente.
Mute: o corpo gira em 90 graus e coloca a mão entre as pernas.
Tailgrab: colocar a mão ou na ponta da frente ou de tras.
Existem algumas normas que a federação internacional de esqui determinou e que são seguidas pelos snowboarders também, são elas:
1. Respeito pelos outros: Todos os utilizadores das pistas deverão comportar-se de modo a não colocar em risco todos os outros esquiadores.
2. Controle: Todos os utilizadores das pistas deverão adaptar a velocidade ao seu nível técnico e capacidade física, bem como, às condições atmosféricas, de terreno e de tráfego.
3. Escolha da traje(c)tória: o esquiador em posição superior deverá escolher a trajectória de forma a garantir a segurança de quem está em baixo. O esquiador em zona inferior (vale) tem sempre prioridade.
4. Ultrapassagens: poderão ser feitas por cima (montanha), por baixo (vale), pela direita ou esquerda,
sempre de forma folgada, garantindo a possível evolução daquele que se ultrapassa.
5. Entrada nas pistas e num cruzamento: ao entrar numa descida (pista) ou ao passar um cruzamento todo o utilizador deverá olhar para cima (montanha) e para os lados, por forma a verificar se poderá entrar nas pistas com a maior segurança.
6. Paragem/parada: todos os utilizadores deverão evitar parar em zonas estreitas, lombas e zonas sem visibilidade. Em caso de queda deverão retirar-se da pista o mais rápido possível.
7. Subidas e descidas a pé: deverão ser feitas pelos laterais das pistas, tendo atenção para não colocar em perigo todos os outros utilizadores.
8. Respeito pela marcação, sinalização e informação nas pistas: todos os utilizadores das pistas deverão estar informados sobre as condições reais de cada zona de pistas, bem como respeitar todas as indicações e marcações de segurança existentes nas mesmas.
9. Assistência: qualquer pessoa envolvida ou testemunha de um acidente deverá prestar assistência e dar o alerta para o mesmo. Em caso de necessidade e a pedido dos socorristas deverá colocar-se ao serviço dos mesmos.
10. Identificação: Qualquer pessoa, testemunha ou envolvida num acidente, deverá se identificar perante a equipa de socorro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário